A proposta de parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) para garantir a construção de um projeto de resgate de animais em áreas de risco de Salvador. O projeto foi discutido na quinta (28), pela secretaria da Secis, Marcelle Morais e o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, além de técnicos das duas pastas.
A iniciativa foi, inclusive, confirmada pela secretária durante entrevista ao programa Ligação Direta, da Salvador FM, nesta segunda-feira (25).
“Nosso objetivo é que os animais errantes, com tutores e os semi domiciliados que vivem em área de risco também sejam beneficiados na Operação Chuva com ações de resgate e acolhimento, assim como já é feito com os moradores dessas localidades. Os animais também são vítimas de desabamento, deslizamento de terra ou condenação de imóveis e, em muitos casos, acabam perdendo vínculos duplamente”, explicou Marcelle.
Os dois gestores trocaram ideias iniciais sobre a proposta voltada para a causa animal, que envolverá estudos sobre acolhimentos, treinamento e licitações públicas para abrigamento. Os trabalhos contarão ainda com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Proteção Animal (Dipa).
“A partir de agora, todas as nossas programações contarão com o apelo da causa animal através da expertise da secretária Marcelle, que vai apontar os caminhos para nossas equipes da articulação comunitária, assim como para os abrigos, os simulados e nos momentos reais em que as famílias foram evacuadas de suas casas para garantir a sua vida, garantindo também a vida dos seus animais”, ressaltou Macêdo.