Política

Lula tem grande vantagem no Nordeste e Bolsonaro vence no Norte, aponta pesquisa

Entre os 39,8 milhões de eleitores na região, o levantamento PoderData indica que 49% votam em Lula, contra 26% que dizem votar em Bolsonaro

Montagem/Redes Sociais
Montagem/Redes Sociais

A nova rodada de pesquisa PoderData, realizada entre os dias 24 e 26 de abril e divulgada nesta sexta-feira (29), mostra uma vantagem ampla do ex-presidente Lula (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste. 

Entre os 39,8 milhões de eleitores na região, o levantamento indica que 49% votam em Lula, contra 26% que dizem votar em Bolsonaro. Foram realizadas 3.000 entrevistas atendendo à proporcionalidade por grupos de sexo, idade e localidade.

Já no Norte, Bolsonaro supera Lula com 48% a 31% – uma diferença de 17 pontos percentuais. No Centro-Oeste, o chefe do Executivo também tem uma vantagem, porém de somente 3%, no limite da margem de erro.

Incluindo o Centro-Oeste, que tem cerca de 11 milhões de eleitores válidos, os principais candidatos empatam ao todo em três estados, somando o Sul e também o Sudeste.

No Sudeste, eles aparecem ambos com 39%, enquanto no Sul, Lula tem ligeira vantagem de 41% contra 38% de Bolsonaro.

BRASIL

No cenário geral de primeiro turno, o petista tem uma vantagem de 5 pontos percentuais contra Bolsonaro, uma das menores diferenças desde o início das pesquisas de intenções de votos.

Lula tem 41% contra 36% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge com 4%, enquanto o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 4%. De acordo com a pesquisa, o deputado federal André Janones (Avante) tem 3%, à frente de Luciano Bivar (União) e a senadora Simone Tebet (MDB), que tem 1% cada.

O restante dos postulantes não pontuaram.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira aponta a menor diferença entre os candidatos também no segundo turno. Apenas 9 pontos separam Lula, com 48%, e Bolsonaro, com 39%.

Outros 10% disseram votar branco ou nulo e 3% não souberam responder.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07167/2022.