O Ministério da Saúde informa que nenhuma morte de jovens e crianças aconteceu pelo uso de imunizantes contra a Covid-19. Segundo o órgão, em 10 meses depois do início da campanha de vacinação para pessoas menores de 18 anos, não foi registrada nenhuma morte, de acordo com informações da coluna de Carlos Madeiro, do UOL.
Segundo divulgação do documento do Ministério da Saúde, publicado no último dia (26), o órgão recebeu a notificação de 3.463 casos de eventos adversos na faixa etária abaixo de 18 anos. Destes, 419 (ou 12,1% do total) foram graves e 38 resultaram em morte. No entanto, a investigação concluiu que as mortes tiveram outras causas.
Em boletim epidemiológico do órgão, foram relatadas investigações de 38 óbitos notificados por estados e municípios, mas a conclusão foi de que 23 mortes resultaram de reações coincidentes ou inconsistentes, 13 foram diagnosticadas como inclassificáveis devido à necessidade de informações, e 2 são de dados conflitantes em relação à causalidade.
"Até o momento, não há registro de evento adverso com desfecho óbito na faixa etária de cinco a menores de 18 anos com relação causal com as vacinas utilizadas confirmada", concluiu o Boletim especial do Ministério da Saúde.