Presidente do PDT da Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior disse nesta quarta-feira (27) que o governador Rui Costa (PT) tenta desviar o foco das investigações sobre a compra dos respiradores ao fazer acusações contra a prefeitura de Salvador.
"É preciso ter seriedade, o que parece estar faltando ao governador nessa questão dos respiradores. Não pode, por exemplo, dizer a uma delegada da Polícia Federal (PF) não saber que uma empresa chamada Hempcare não tenha qualquer relação com o uso da maconha só por não dominar bem o inglês. Se for assim, como o governador vai discutir com os chineses a questão da ponte Salvador-Itaparica, que nunca saiu do papel, se não tem noção de mandarim?", ironizou Félix.
O deputado se referiu à matéria publicada no site da revista Veja na noite desta terça (26) com trechos do depoimento de Rui Costa a uma delegada da PF no inquérito sobre compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. O governador foi questionado se não desconfiou que a empresa que recebeu adiantados R$ 42 milhões para entregar 300 respiradores que nunca chegaram não era, na verdade, especializada em maconha, em função de ter a palavra Hemp no nome. Rui respondeu afirmando que não dominava bem o idioma inglês.
Félix cobrou de Rui Costa que atue de fato para viabilizar a CPI na Assembleia. "O governador tem dito na imprensa que é a favor de uma ampla investigação. Nós do PDT também somos, como deixei claro ontem a posição do partido. Mas discurso só não basta. O requerimento com as assinaturas necessárias já foi protocolado pela oposição. Basta um telefone do governador para que a CPI seja instalada ", frisou.