Recém-nomeada como titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador (Secis), a vereadora licenciada Marcelle Moraes (União Brasil) contou em entrevista ao Ligação Direta, da rádio Salvador FM, as suas primeiras ideias para a pasta.
Com trajetória na luta pelo cuidado aos animais, Marcelle quer integrar à Secis uma secretaria que possa cuidar também destes seres, promovendo a castração de bichos de rua e a castração gratuita para tutores de baixa renda.
"Meu primeiro projeto é trazer a secretaria animal para cá. Eu já fiz o projeto do crematório público e busco implementar agora no Executivo não só ele, mas vários outros projetos voltados aos animais", explica a titular da Secis, que ressalta a importância da cremação nas consequências ambientais, já que o enterro irregular pode causar a poluição dos lençóis freáticos.
Na área da sustentabilidade, a nova secretária planeja sugerir ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) a substituição dos veículos da administração municipal por carros elétricos, como forma de redução da emissão de gás carbônico. Ela defende outras ações internas e que seja feito anualmente um relatório com o resultado das medidas adotadas na gestão.
"Quero tornar público as reduções que Salvador está tendo, o quanto gastamos de energia, combustível, e no ano que vem fazer uma nova amostragem para provar tudo que diminuiu. Quero também trocar os carros da Prefeitura por carros movidos a energia elétrica. Imagina o prefeito dando o primeiro passo usando carros elétricos, funcionais, os secretários também, para que Salvador se torne uma das principais capitais da sustentabilidade", defendeu.