Bahia

Operação Chuva: Limpurb segue atuando para amenizar impactos em Salvador

A operação conta com o suporte de 119 agentes de limpeza e 24 equipamentos, sendo distribuídos por turnos

Ascom/Limpurb
Ascom/Limpurb

Para amenizar os impactos do período chuvoso na capital, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está de prontidão 24h por dia para realizar atendimentos emergenciais. A operação conta com o suporte de 119 agentes de limpeza e 24 equipamentos, sendo distribuídos por turnos.

Durante os meses de abril, maio e junho, o órgão intensifica a execução dos serviços de capinação, roçagem, limpeza superficial de bueiros e canaletas, gancheamento, remoção de resíduos nas encostas e retirada de terra das vias, a fim de evitar situações como alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, mediante vistoria técnica e liberação de lonas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), agentes treinados em técnicas de rapel realizam a instalação de lonas nas encostas, de forma a proporcionar mais segurança aos cidadãos.

A fim de preservar a integridade física dos profissionais envolvidos e da população local durante a operação, em casos de deslizamento de terra ou desmoronamentos, a limpeza ou remoção dos escombros só é feita após os órgãos responsáveis atestarem a viabilidade técnica para a execução dos serviços em segurança. Equipamentos como caminhão-carroceria, caminhão tipo munck, pá carregadeira, caçamba e caminhão pipa são utilizados para dar suporte às demandas operacionais.

“É importante ressaltar que a Limpurb atua preventivamente durante todo o ano, já que os serviços são realizados diariamente por nossos agentes de limpeza. No entanto, durante os meses que compreendem a Operação Chuva, toda a nossa atividade é intensificada com o objetivo de reduzir os impactos do período chuvoso. Aproveitamos para pedir à população que colabore com o trabalho dos agentes e evite descartar os resíduos de forma irregular nas vias, encostas e córregos da nossa cidade”, destacou o secretário de Ordem Pública (Semop) e presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Balanço e contato

Na Operação Chuva de 2021, a Limpurb atendeu 428 solicitações, instalou 84 mil metros quadrados de lona e coletou 90 toneladas de resíduos sólidos.

Qualquer situação de emergência deve ser comunicada pelo cidadão através do número gratuito 199.