Saúde

Campanha para ampliar estoque de sangue antes do Carnaval é reforçado pelo Hemoba

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

NULL
NULL

o Carnaval de Salvador recebe milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo, o que aumenta as ocorrências nos hospitais crescendo a demanda de sangue para realização de cirurgias e transfusões. Diante disso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está alerta sobre a importância da doação e reforça a campanha para ampliar o estoque e atender a essas necessidades.

De acordo com as informações da Hemoba, os estoques encontram-se em níveis críticos, existindo risco da falta de hemocomponentes nos hospitais, no caso de ocorrer aumento da procura por sangue na Bahia. Em razão disso, o Hemocentro precisa se preparar para o atendimento de forma rápida e segura. 

Em Salvador, os voluntários podem comparecer ao Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Os voluntários têm a opção de doar sangue nas unidades móveis – o roteiro é divulgado semanalmente no site da Hemoba e na página do Facebook. Outros locais de coleta são o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30; e o Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para doar sangue, o candidato deve ter idade entre 16 e 69 anos, apresentar documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação. 

 

Foto: Camila Souza/GOVBA