As campanhas de vacinação contra gripe e sarampo seguem em todas as 156 salas de vacinação montadas nos postos de saúde da Atenção Básica de Salvador. Iniciadas no último dia 4, as estratégias visam reduzir os riscos de circulação dos vírus na capital baiana.
“Estamos garantindo toda a estrutura com todas as salas de vacina dos postos de saúde do município ofertando os imunobiológicos. Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir conter a circulação viral desses agravos em nossa cidade”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos.
Além dos postos de saúde na capital baiana, a SMS abriu um novo ponto de imunização contra a gripe para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, no Shopping Piedade. O posto de vacinação está localizado no piso L1 e funciona de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 16h.
As equipes volantes também realizam a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção), percorrem instituições de longa permanência, hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde com a busca ativa da população-alvo.
Gripe
A campanha contra a gripe será dividida em duas fases. Na primeira etapa, que acontece até 30 de abril, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase será de 2 de maio a 3 de junho, voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.
A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 911 mil pessoas façam parte do público alvo da campanha da gripe esse ano.
Sarampo
A estratégia contra o sarampo também será dividida em duas etapas. A primeira, até o próximo dia 30, é destinada aos trabalhadores da saúde (independente da situação vacinal), sendo que as gestantes estão isentas da imunização.
A partir de 2 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) tomarem uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.
Cerca de 342 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo, sendo que 142 mil são de trabalhadores de saúde aptos para receberem a vacina na primeira fase da campanha. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público.