Agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança vão reforçar a segurança na cidade de Altamira, no Pará, para proteger o Territorio Indígena Xipaya, após a invasão de garimpeiros na última quinta-feira (14).
O Ministério da Justiça confirmou que a operação foi deflagrada neste sábado (16).
Em relatos nas redes sociais, lideranças xipaias contaram que os invasores utilizaram balsas com maquinários para sonda e captação de ouro. Eles navegam pelo Rio Iriri, na cidade que fica a 400km de Belém, e estariam equipados até com jet-skis para apoiarem a ação.
A cacique Juma Xipaya, da aldeia Karimãa, gravou um vídeo alertando sobre a invasão ao território e o temor sobre o início de um conflito armado. Ela conta que o seu pai se aproximou ao ver a entrada da balsa e foi tratado "com violência".
Em nota, a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que acionou a Polícia Federal, o o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal (MPF) para adoção das providências cabíveis.