O Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia foi lançado nesta terça-feira (12). O projeto coloca o estado na vanguarda dos investimentos que permitirão a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis no país.
O hidrogênio verde é uma fonte de alta densidade energética e de carbono nulo, produzido a partir de fontes renováveis como eólica, solar, hidráulica, biomassa ou biogás.
O lançamento aconteceu durante um evento realizado no Salão de Atos da Governadoria e contou com a presença do Governador Rui Costa, secretários e empresários do setor.
De acordo com as projeções da Agência Internacional para as Energias Renováveis, a fonte poderá representar 18% de toda energia consumida globalmente e se tornará competitiva antes de 2025.
Na ocasião, foi assinado o contrato para a Elaboração de Estudos para o Desenvolvimento da Economia do Hidrogênio Verde (H2V) na Bahia, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e o Senai Cimatec.