O governo Federal decidiu conceder reajuste de 5% para todos os servidores públicos federais a partir de julho deste ano. O custo ação é de aproximadamente R$ 6 bilhões em 2022 e os recursos serão obtidos por meio de um corte linear nas despesas dos ministérios. O governo havia separado apenas R$ 1,7 bilhão para o reajuste.
A decisão foi tomada após reunião entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o chefe do Executivo Jair Bolsonaro. O governo quer diminuir os movimentos de servidores, que deflagraram greves e manifestações.
No início deste ano, o presidente havia prometido reajustar os salários de policiais federais, policiais rodoviários federais e de funcionários do sistema carcerário. Entretanto, outras categorias haviam ameaçado entrar em greve, caso também não fossem contempladas.
Na última semana, servidores do Banco Central decidiram manter a greve da categoria. Os funcionários pedem reajuste salarial de 26,3%, percentual referente à inflação de 2019 a 2022, além de reestruturação de carreiras.