Política

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Lula, mas vantagem sobre Bolsonaro cai para 5 pontos

A diferença entre os candidatos é a menor registrada pelo Instituto PoderData neste ano

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pelo PoderData nesta quarta-feira (13) aponta vitória do ex-presidente Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano. O petista aparece com 40% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 35%. A diferença de cinco pontos percentuais é a menor registrada pelo instituto neste ano.

Conforme o PoderData, a saída do ex-juiz Sergio Moro da disputa eleitoral favoreceu o atual presidente, enquanto os nomes da terceira via seguem distantes do segundo turno. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), soma apenas 5% das intenções de voto, tecnicamente empatado com João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), que têm 3% cada, e com Simone Tebet (MDB), com 2%.

Segundo turno

Na projeção de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente aparece na liderança, com 47%, contra 38% de Bolsonaro. Há 15 dias, o petista tinha 50%, contra 38% de Bolsonaro. Em fevereiro, a vantagem de Lula era de 54% a 37%.

O instituto também considerou cenários com Ciro Gomes. Contra Bolsonaro, o pedetista aparece numericamente à frente, mas tecnicamente empatado: 42% a 39%. Na disputa com Lula, porém, Ciro seria derrotado por 46% a 24%

Entre 10 e 12 de abril, o PoderData entrevistou 3.000 pessoas por telefone em 322 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.