Política

'Governo Federal fez aliança com o vírus', avalia Rui Costa sobre pandemia de Covid no Brasil

Segundo Rui Costa, a estratégia do governo Bolsonaro foi apostar na tentativa de "contaminar em massa" para tentar desenvolver uma imunidade coletiva

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Com o decreto do fim da obrigatoriedade das máscaras em todo a Bahia, exceto nas unidades de saúde, o governador Rui Costa (PT) avaliou o saldo da pandemia de Covid-19 no estado e também no Brasil, em entrevista ao programa Ligação Direta, na rádio Salvador FM, na manhã desta terça-feira (12).

Ciente de ter vivenciado a fase "mais difícil" do seu mandato e todos os gestores que também enfrentaram a pandemia em um cargo público, Rui lamentou que o comportamento do Governo Federal tenha destoado das diretrizes sanitárias mundiais, e o acusou de atuar 'a favor do vírus'.

"Sem dúvida, foi o momento, disparado, mais difícil para o mundo inteiro, para todos os gestores públicos do Brasil […] tivemos várias ondas, sobe e desce, e para agravar a situação, tivemos um Governo Federal que trabalhou a favor do vírus, fez aliança com o vírus", afirmou o petista.

Segundo Rui Costa, a estratégia do governo Bolsonaro foi apostar na tentativa de "contaminar em massa" para tentar desenvolver uma imunidade coletiva, que somente agravou a situação do país.

"Eles colocaram em prática a tese de facilitar a contaminação o mais rápido possível, acreditando que levaria a proteção da população. Vimos que essa estratégia adotada pelo governo do Brasil levou o país a ser um dos maiores com número de mortes, são mais de 600 mil e uma gestão desastrosa", criticou.

O governador ressaltou o resultado da Bahia diante da pandemia, sendo o 2° estado com menor taxa de mortalidade, perdendo apenas para o Maranhão, que tem menor fluxo de turismo e menos "interligações nacionais e internacionais".

"O resultado da Bahia realmente se destaca no Brasil como estado mais assertivo na condução da pandemia, isso nos orgulha muito", assegura.