O governador Rui Costa divulgou que os acessos aos circuitos do Carnaval 2016 terão portais com detectores de metais. As saídas das estações de metrô e ônibus também terão o controle dos equipamentos de segurança.
"Esse ano vocês verão uma inovação, que talvez seja a principal inovação que nós vamos experimentar. É um modelo novo, que são portais de acesso aos dois circuitos principais do carnaval. Com isso, nós pretendemos fazer a restrição do acesso de armas brancas, de revólveres, de pistola, seja lá o que for. Então, todas as entradas do carnaval nós deveremos ter portais com detectores de metais e ruas serão bloqueadas para forçar o público de alguma forma a passar por esses portais e esses detectores de metais", disse.
Ainda visando a segurança em um dos eventos mais importantes da capital baiana, Rui afirmou que a ação vai até as áreas de maior circulação de Salvador que viabilizam o acesso aos locais da festa, como estações de ônibus e metrô. "[Com a ação estamos] garantindo o maior cerco possível no entorno do carnaval, nas estações de metrô, nas estações de transbordo, principalmente da Lapa. 100% da saída da Lapa e das estações de metrô serão monitoradas por câmera e por detectores de metal. Ninguém chegará nos circuitos de ônibus ou a pé, que não passe por um detector de metais. Com essa medida estamos gastando mais, mas esperamos que isso surta resultado na redução da violência", afirmou.
"Segurança sempre foi e é o que vai continuar sendo o maior volume de recursos. Ano passado foram R$ 36 milhões de segurança, Polícia Militar, Bombeiros e Civil e este ano serão R$ 42 milhões em segurança pública, o maior valor de longe", disse Rui.