Bahia

Inflação da Região Metropolitana de Salvador cresce em março

A inflação da Região Metropolitana de Salvador (RMS) no mês de março foi de 1,53%, índice que indica aceleração após três meses de quedas seguidas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A inflação da Região Metropolitana de Salvador (RMS) no mês de março foi de 1,53%, índice que indica aceleração após três meses de quedas seguidas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira (8).

Em dezembro, a inflação na RSM foi de 1,04%, seguido de 0,86% em janeiro e 0,83% em fevereiro.

Essa foi a maior inflação na região desde janeiro de 2016, quando o número ficou em 1,69%. Levando em conta apenas os meses de março, o índice é o maior em 11 anos, desde 2011 (1,98%).

Apesar de elevado, o índice na Região Metropolitana de Salvador ficou abaixo do nacional, que foi de 1,62%. O número também foi o 9º mais elevado entre as 16 áreas pesquisadas separadamente.

Alta no transporte e na alimentação

O valor alto é resultado do aumento nos preços médios em oito dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice.

O aumento do preço dos combustíveis influenciou no aumento do índice de transportes.

Já a alta nos alimentos foi influenciada pelo aumento de preço de itens consumidos em casa, como o pão francês (6,23%), a cenoura (33,91%) e o óleo de soja (15,60%). O aumento mensal dos alimentos chegou a 1,89% e é o maior desde novembro de 2020, quando o índice atingiu 2,11%.