As doze candidatas ao título de Rainha do Carnaval de Salvador foram apresentadas ontem, no Mercado do Rio Vermelho, ao som de samba, em voz e violão, para fazer jus aos cem anos do ritmo, que será tema da folia soteropolitana este ano. Enfileiradas num tablado, em cima de um salto 15, as finalistas – negras, loiras, pardas e morenas – traduziam bem a mistura de etnias da mulher baiana e precisaram provar, acima de tudo, que têm muito gingado. "É claro que a beleza é importante, mas quem quer vencer precisa saber o que significa o concurso. Precisa ter carisma, ser competente, ter boa comunicação, estar inteirada com o Carnaval baiano", diz a diretora artística do projeto, Cissa Brito.
Quem parece saber de cor todas as exigências é a modelo Ana Caroline Amaral da Silva, 20 anos, uma das finalistas. Todos os dias, ela sai de Camaçari às 15h, em direção ao bairro da Vitória, em Salvador, onde acontecem os ensaios para Rainha do Carnaval, e só volta para casa meia noite. Para manter o corpo em forma, a rotina começa cedo com aulas de suingue baiano, caminhadas e academia. "Foi preciso aprender a conciliar a rotina intensa da dança, a carreira de modelo e o concurso. Mas vale a pena porque é necessário fazer esforço para conseguir o que eu quero. Ser uma das finalistas já é uma grande realização", diz.
(Foto:Reprodução)
A finalista Laís Esquivel, 26, é contadora por formação, mas diz que gosta mesmo é de trabalhar com gente, levando alegria nas festas. Com 1,67 de altura e 58 quilos, as medidas só são mantidas, segundo ela, porque precisa levar a dieta à risca em um programa fitness que envolve academia e aula de dança. Mas, para a moça, toda a dedicação compensa. "É gratificante participar desde o momento da inscrição. O nosso peito se enche de esperança com a possibilidade de poder ganhar", diz.
Caso uma delas desbanque as onze candidatas, elas já têm na ponta da língua o que vão fazer com os R$ 10 mil que o Fórum Internacional de Comunicação da Ecologia e Turismo (Ficet) garante como prêmio. "Eu quero, sobretudo, ajudar minha família a melhorar de vida", conta Ana Caroline. "Eu sempre priorizo, ao mesmo tempo, a minha carreira de modelo e os meus estudos", explica Laís.
O público pode votar através do site (www.rainhadocarnavalsalvador.com.br). A bem colocada na web, diz a organização do evento, leva para a final dois pontos de bonificação que serão adicionados à nota dos jurados. A votação final com a escolha da Rainha acontece na próxima quarta-feira, 27, às 20h, no Fiesta Bahia. O ingresso custa uma lata de leite em pó, que será revertida para uma instituição.