Política

Bolsonaro garante não ter "nada a ver" com compra de kit de robótica para escolas sem água

Os recursos são provenientes do Ministério da Educação (MEC) e os municípios beneficiados tem contratos com empresa de aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que não teve "nada a ver" com o repasse de R$ 2,8 milhões do Governo Federal para compra de kits de robótica, para escolas que pequeno porte no Alagoas, que sofrem até com outras necessidades mais básicas, como falta de computadores e até de água.

Os recursos são provenientes do Ministério da Educação (MEC), segundo informações da Folha de S. Paulo. Todos os municípios beneficiados têm contrato com uma empresa de um aliado político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

"Vai botar a culpa em mim? Não tenho nada a ver com isso", disse Bolsonaro, em sua live semanal exibida nesta quinta-feira (7).

Bolsonaro se eximiu de qualquer responsabilidade e culpou o Congresso, já que são as emendas parlamentares que indicam os investimentos a serem feitos pela União.

"Kit robótica para municípios de alguns estados do Brasil: RP9, o dinheiro vai diretamente para o prefeito e o prefeito é que licita e compra esse material. Vai botar a culpa em mim? Suspeita de corrupção? Não tenho nada a ver com isso, o Orçamento aqui, quem dá destino é o relator do Orçamento, é o cara mais poderoso que eu, tem mais dinheiro", justificou.

Cada kit foi comprado pelo valor de R$ 14 mil, preço bem acima do praticado no mercado. A distribuição do dinheiro também é suspeita, já que foram empenhados diferentes valores em dezembro, e outros entre agosto e outubro, e foram depositados entre fevereiro e março.