Após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, o Balé Folclórico da Bahia retomará as atividades em 2022, com ação apoiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A programação para este ano foi apresentada em coletiva realizada nesta quarta-feira (6), no Hotel Fasano, no Centro.
Durante os meses de abril e novembro, serão realizados shows e exposições, além de programações socioeducativas com oficinas gratuitas em dez comunidades das cidades de Salvador e Lauro de Freitas. A intenção é levar o trabalho do Balé Folclórico para jovens em situação de vulnerabilidade ou que não têm oportunidades de ter uma formação artística.
“Essa é uma coletiva que estamos fazendo para amigos e jornalistas de toda a imprensa para celebrar o retorno das atividades do Balé Folclórico da Bahia, que após dois anos com suas atividades paralisadas devido à pandemia, volta com apoio de toda a sociedade, com uma programação rica para o ano de 2022”, disse o diretor-geral do Balé, Vavá Botelho.
Para Botelho, o Balé tem como objetivo principal a pesquisa, manutenção e divulgação dos maiores meios culturais populares e folclóricos da Bahia. “Essa é a nossa missão, de resgatar a nossa cultura, de mostrar para o mundo, com dignidade, profissionalismo e beleza, o que temos mais rico em nossa terra, a nossa cultura diversificada”, ressaltou.
Volta aos palcos
Para marcar a volta aos palcos, o balé prepara uma apresentação para o público, a partir do dia 29 de abril, às 19h, no Teatro Miguel Santana. As apresentações serão realizadas três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. O valor do ingresso para quem desejar assistir à apresentação custa R$60 (inteira).