Brasil

Venda de veículos novos apresenta crescimento em março

Apesar do avanço mensal, o registro aponta para queda no trimestre

Renato Araújo/Agência Brasília
Renato Araújo/Agência Brasília

A venda de veículos novos apresentou um crescimento de 23,2%, comparado ao mês de março. Tendo como base o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 1,4%. As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Entretanto, o trimestre apresentou uma diminuição de 7,6% sobre o primeiro trimestre de 2021. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr. diz que a queda é o reflexo de um conjunto de fatores. “A variante Ômicron afetou a produção de diversos componentes industriais e a venda de veículos, no início do ano”, disse.

Ainda de acordo com Andreta Jr., o aumento do preço da gasolina, que foi de 24,7% no ano, impacta diretamente nas vendas. “Esta elevação impacta na decisão de compra dos consumidores de veículos e reflete no desempenho do nosso setor”, disse.

A expectativa é de que, nos próximos meses, a redução do IPI e a criação do Renovar (Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País) gerem bons resultados para o setor. “A desoneração do IPI era necessária e foi muito bem-vinda ao setor. Já o Renovar é um programa que levará mais segurança às vias brasileiras, pois tem como meta tirar de circulação veículos em fim de vida útil”, concluiu o presidente da Fenabrave.