Política

‘É injustificável esse aumento abusivo por parte da Agerba’, avalia deputado

O reajuste de quase 400%, referente à tarifa de utilização de terminal, conhecida como Tute, entrou em vigor no último sábado (2), motivando protestos de trabalhadores de diversos setores

Divulgação
Divulgação

Após a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciar, nesta semana, o aumento das taxas de embarque das escunas que fazem viagens para Morro de São Paulo, em Cairu, e passeios nas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) criticou o reajuste.

Para o parlamentar e presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o aumento das taxas é abusivo. O reajuste de quase 400%, referente à tarifa de utilização de terminal, conhecida como Tute, entrou em vigor no último sábado (2), motivando protestos de trabalhadores de diversos setores.

“É injustificável esse aumento abusivo por parte da Agerba para as taxas de embarque. Não podemos aceitar esse absurdo, que impacta diretamente no bolso dos cidadãos que precisam do serviço de transporte. Além disso, o reajuste pode dificultar esse momento de retomada mais intensa do turismo local, depois das consequências negativas da pandemia”, condenou Tavares.

A taxa de embarque passou de R$2,20 para R$10,90. Operadores das escunas calculam que o aumento reflete diretamente no preço final das passagens e pode causar redução no fluxo de clientes.