Com o aumento no valor dos combustíveis, que impacta em toda a economia nacional, a discussão sobre a privatização da Petrobas voltou à tona. De acordo com pesquisa PoderData, realizada entre os dias 27 de 29 de março, mais da metade dos brasileiros são contra vender a companhia: 54%.
Somente 30% acreditam que a Petrobras deve ser privatizada. Apesar de ainda representar uma minoria, o número de brasileiros a favor da venda tem aumentado nos últimos anos. Em 2017, 58% eram a favor do estado manter a petroleira.
Na última segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro decidiu substituir presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, pelo economista Adriano Pires. A troca aconteceu duas semanas após o aumento de 25% no preço do diesel e de 19% na gasolina, nas refinarias da Petrobras.
A Bahia, onde a refinaria de Mataripe foi privatizada, a gasolina é comercializada por um dos maiores valores do país.
A região Nordeste é que a menos aprova a privatização, com 59% dos entrevistados se colocando a favor da manutenção da Petrobras sob controle do governo federal.
Já o Sul é a região com maior apoio à privatização, chegando a 41% dos entrevistados contra 43% dos que são contrários.
O levantamento foi feito por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 275 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-06661/2022.