Política

Federação Partidária é aprovada entre PSOL e REDE Sustentabilidade

A decisão deve ser ratificada pelo Diretório Nacional do PSOL, em uma reunião virtual no próximo dia 18

Divulgação
Divulgação

A formação de uma federação partidária entre os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL para as eleições de 2022 e para os próximos quatro anos, foi aprovada na manhã desta quarta-feira (30). A decisão deve ser ratificada pelo Diretório Nacional do PSOL, em uma reunião virtual no próximo dia 18. A Conferência Eleitoral do PSOL, que definirá a tática nacional do partido para as eleições de 2022, acontecerá no dia 30 de abril. 

O pré-candidato ao Governo do Estado do PSOL Baiano, Kleber Rosa, da chapa que terá o dirigente nacional Ronaldo Santos como vice, pontua que, na Bahia, o PSOL e a REDE  já possuem um histórico de alianças. Em 2016, a Rede Sustentabilidade indicou o ambientalista Babuca Grimaldi como vice da chapa majoritária encabeçada por Fábio Nogueira à Prefeitura de Salvador. 

"Na Bahia, nós temos uma excelente relação com a direção e com a base da Rede Sustentabilidade que, por sinal, é muito anterior à discussão sobre a criação das Federações. Acreditamos que essa parceria, com certeza, trará ótimos frutos", pontuou.

Rosa destaca ainda que, no Brasil, existe uma imposição de uma legislação que não possibilita muito espaço para os partidos considerados "pequenos". "Sem a Federação, os partidos correm o risco de perderem o fundo partidário. Fato este que acabaria comprometendo a vida partidária, o funcionamento dos partidos. A legislação termina sendo bastante impositiva. De um lado, cria barreiras e depois apresenta a possibilidade de construção das Federações", afirma o pré-candidato ao Governo do Estado.

"Será desafiador mas, com certeza, iremos conseguir conciliar as pautas e as dinâmicas internas dos dois partidos", frisou Kleber Rosa.