Política

Décio Martins assume SMS e lista desafios pós-pandemia

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (UB) durante a entrega do Centro de Saúde Periperi, na manhã desta quarta-feira (30)

Secom/PMS
Secom/PMS

Subsecretário de Saúde desde 2021, Décio Martins foi oficializado nesta quarta-feira (30) como novo secretário, sucedendo Léo Prates, que vai disputar a eleição como deputado federal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (UB) durante a entrega do Centro de Saúde Periperi.

Em conversa com o Portal Salvador FM, Décio garante que os maiores desafios são relacionados ao momento de pós-pandemia que a cidade vai enfrentar nos próximos meses, principalmente com a demanda reprimida daqueles que não buscaram atendimento de saúde básica.

"Nós sabemos o tamanho do nosso desafio. Será um grande desafio conduzir a saúde de Salvador. Nosso mairo desafio hoje é que as pessoas voltem a frequentar unidades básicas de saúde para previnir. Estamos recebendo muitas pessoas agravadas, sobretudo pela diabetes e câncer. É um reflexo da pandemia. São dois anos de pessoas praticamente sem se cuidar, precisa retomar o funcionamento pleno da atenção básica", declarou.

Outra consequência da pandemia são os problemas relacionados à saúde mental, que também será um dos focos da sua gestão à frente da pasta. Décio conta ainda que pretende manter e ampliar o programa Girassóis de Rua, da Prefeitura de Salvador, que tem reconhecimento nacional.

"São cinco consultórios de rua. Nossa ideia é de dar continuidade a esse trabalho. Montamos pontos de cidadania na cidade e colocamos unidades de acolhietno para população que sofre transtornos mentais", pontuou Décio, que diz ainda que maiores investimentos na capital dependem também do repasse de verbas federais.