Bahia

Policiais civis suspendem greve e realizam rodada de negociação com o Governo da Bahia

Decisão foi tomada após o Governo da Bahia abrir um diálogo com os profissionais

Divulgação
Divulgação

Policiais civis suspenderam a greve da categoria que estava prevista para acontecer a partir desta sexta-feira (25). A decisão foi tomada após o Governo da Bahia abrir um diálogo com os profissionais. A primeira rodada de negociações entre os servidores e o estado, acontece na tarde desta sexta, na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB). 

O objetivo da corporação é a regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, nº 11.370/2009, em seu artigo 46, parágrafo 1º, no que tange ao salário de nível superior.

A greve vinha sendo anunciada há alguns meses mas, por esperança de uma resolução, foi adiada algumas vezes.

Em 2021, aconteceram reuniões e manifestações em torno da pauta, sem sucesso. No início deste ano, começou a Operação Padrão, com a proposta de denunciar desvio de função dos servidores, falta de efetivo, estrutura, dentre outras situações. 

Durante o período, foram realizados Lockdowns nas delegacias e, no dia 10 de fevereiro, uma manifestação com cerca de 2.500 policiais no Centro da cidade.

Em Assembleia Geral realizada no último dia 15, Policiais Civis da Bahia deliberaram o estado de greve e iniciaram o protocolo. Dia 18 entregaram as chaves das custódias de presos da delegacias e dia 21 entregaram coletes sem condições de uso e as pistolas Taurus.