O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue com serviços itinerantes do projeto TRE em Todo Lugar e, desta vez, o bairro de Brotas, em Salvador, recebe o caminhão do órgão nesta quinta (24). O atendimento acontece no Colégio Estadual João Pedro dos Santos, na Avenida Bonocô.
O projeto foca no alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e do público com título de eleitor cancelado. Somente na capital baiana, 267.680 títulos estão inaptos a participarem das eleições. Salvador tem 1.928.771 eleitores.
De acordo com o TRE, em toda Bahia são 1.629.170 eleitores que precisam resolver problemas com o título para conseguirem votar. O prazo final para regularização de quem estará apto a votar nas eleições deste ano é 4 de maio.
Interior do estado
O atendimento do TRE em Todo Lugar também ocorre na cidade de Porto Seguro, no extremo-sul do estado, onde o atendimento acontece de quinta a sábado (24 a 26). Na quinta e sexta-feira, o funcionamento será das 8h às 19h e no sábado (26), último dia da ação na cidade, cidadãos poderão buscar atendimento das 8h às 16h. Nos três dias a ação ocorrerá na Praça do Trabalhador, Rua do Campinho.
Além disso, nesta quinta e sexta-feira (25), o caminhão do TRE atenderá em Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador, onde 8.973 eleitores estão com os títulos cancelados. Já no sábado (26), será a vez do município de Monte Santo, a cerca de 360 quilômetros de Salvador, que possui 8.734 documentos eleitorais cancelados, receber o serviço de atendimento itinerante.
Serviços virtuais
Além disso, os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE) seguem disponíveis para todos os baianos.
O atendimento virtual do TRE pode ser acessado no site oficial ou pelo telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço conta com uma atendente virtual e pode também ser acessado pelo Telegram (no canal @maiatrebot).
Por meio do sistema também é possível solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral. Assim como no presencial, o serviço que deve ser executado até 4 de maio. A partir do dia 5 de maio, 150 dias antes do pleito, os serviços serão suspensos, como é previsto em lei.
Veja os documentos necessários para a regularização do título de forma on-line:
– Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
– Comprovante de residência atualizado;
– Certificado de quitação de serviço militar (Homens que tenham entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título de eleitor);
– Foto segurando o título.
As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. O segundo turno, caso aconteça, é previsto para o dia 30 do mesmo mês.