Política

Félix minimiza posição de ACM Neto e nega que Ciro puxe candidatura 'para baixo'

Uma costura nacional garante a Ciro palanque no estado, em troca de apoio da sigla

Agência Câmara
Agência Câmara

O deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente estadual do PDT, minimizou a posição do ex-prefeito ACM Neto de não querer vincular a sua pré-candidatura ao Governo da Bahia, à de Ciro Gomes à presidência da República.

Uma costura nacional garante a Ciro palanque no estado, em troca de apoio da sigla, assim como feito na capital baiana, onde Bruno Reis (UB) foi eleito com a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT). Neto, contudo,já deixou claro que o partido não deve fechar questão em torno de um só nome.

A despeito da sua vontade e do partido, Félix garante que nunca houve um trato para que o UB fechasse apoio somente a Ciro Gomes.

"Eu acho que ele está certo, não existe um palanque único aqui. Se fosse, para gente era o ideal, nós gostaríamos muito, mas não firmamos esse compromisso", reconheceu o deputado em conversa com o Portal Salvador FM, nesta terça-feira (22). 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu parte do pedido do UB, que contestava a pesquisa do Instituto Opnus, divulgada nesta segunda-feira (21). A decisão engloba somente o cenário que atribui a candidatura de ACM Neto ao apoio do ex-ministro do PDT.

Segundo Félix, a intenção do levantamento com este recorte é "nacionalizar" o pleito, mas adverte que a disputa na Bahia será local. Ele diz ainda que esta é uma tentativa de influenciar o cenário, no lugar de apresentar ideias propositivas, e que o nome de Ciro não puxa a candidatura de ACM Neto "para baixo".

"Não acho que Ciro puxe a candidatura para baixo, não. O que está se fazendo é que as pesquisas 'levem' as eleições, mas as ideias que deveriam levar ao resultado das pesquisas. Espero que Ciro realmente seja mais conhecido no debate público, que ninguém fuja de debate, e que ele possa explanar suas ideias", declarou.