A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou neste sábado (19), às 9h, dois simulados de evacuação simultaneamente: um deles na comunidade do Bosque Real, em Sete de Abril, e o outro no Calabetão.
A atividade simula a retirada rápida de moradores de uma área de risco após o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme e serve de treinamento para que os participantes saibam lidar com uma emergência real, como um deslizamento de terra, decorrente de chuvas fortes.
O diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo afirma que a atividade “é importante para a gente reforçar a necessidade de expedientes como o simulado de evacuação serem tratados com muita seriedade. As pessoas não sabem como se comportar na hora do caos e da tragédia. Estamos aqui seguindo a máxima ‘treino duro, jogo fácil’ com os moradores e equipes da Codesal, Sempre, Segov, Guarda Civil Municipal, Prefeituras-Bairro, Transalvador, SPMJ, Secretaria Municipal de Educação, enfim, uma série de atores envolvidos para que, diante de um risco real, todos saibam o que fazer”, disse.
Ele acrescenta que, além dos simulados, a Prefeitura tem feito um trabalho para ampliar a malha de cobertura de Proteção de encostas, com a execução das contenções realizadas pela Seinfra/Sucop e a implantação de geomantas pela Defesa Civil desde 2016, esforço que, segundo ele, traduz na redução do número de mortes por chuvas fortes, inclusive no fato de, em 2021, não ter havido uma morte sequer por esse motivo na capital baiana.