Polícia

Companhia Ambiental da PM destrói fornos e apreende carvão durante operação de combate a retirada ilegal de madeira

Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados

Divulgação - SSP/BA
Divulgação - SSP/BA

A Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) durante operação de combate a retirada ilegal de madeira nativa para a produção proibida de carvão apreendeu nesta sexta-feira (18), 14 fornos e sacos de carvão foram destruídos, além de treze aves silvestres e oito gaiolas Na ação, que ocorreu nos municípios de Wagner e Itaitê, na Chapada Diamantina, ninguém foi preso.

Após as informações sobre irregularidades, povoados da zona rural de Wagner foram vistoriados, desde a terça-feira (15), pelos PMs e técnicos do instituto. Foram encontrados locais de destruição, após a extração de madeiras nativas do Cerrado e Mata Atlântica, além das fornalhas em funcionamento. 

Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados e, pela dificuldade de deslocamento em região de mata fechada, também foram destruídos. 

Ao mesmo tempo em que os policiais e técnicos vistoriaram a cidade, outras guarnições atuavam com a operação no município de Itaetê. Por lá, os policiais destruíram outro forno em atividade, na quinta-feira (17), na região da Serra da Chapadinha, às margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina.