Saúde

Em Salvador, Bolsonaro afirma que ideia do ministro da Saúde é mudar até o fim do mês o status de pandemia para endemia

"A ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", afirma Bolsonaro

Fabio Rorigues Pozzebom/ Agência Brasil
Fabio Rorigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (16), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pretende alterar até o dia 31 de março, o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia. O chefe do Executivo está na Bahia onde cumpriu agenda no Senai Cimatec e, em seguida, participou da cerimônia de lançamento das Obras Sociais Irmã Dulce.

"A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", anunciou o presidente.

Desde março de 2020 a Organização Mundial de Saúde classifica como pandemia o cenário da Covid-19 no mundo. Sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras, estados e municípios são responsáveis pela decisão de suspender o uso do protetor facial.

Ao chegar no Senai Cimatec, o presidente foi recebido com vaias e gritos de repúdio por parte de um grupo de estudantes.