A deputada estadual Talita Oliveira apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de repúdio às declarações do deputado estadual paulista Arthur do Val sobre mulheres ucranianas durante viagem do parlamentar em meio à guerra contra a Rússia.
Em visita à Ucrânia, o deputado estadual de São Paulo enviou áudios com frases discriminatórias em referência a refugiadas que buscavam deixar o país em guerra e sobre agentes de segurança da região. O parlamentar é alvo de pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo.
De acordo com a deputada, que é uma das principais apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado, os áudios gravados por Do Val são “repugnantes”.
“O deputado Arthur do Val nos envergonhou internacionalmente. Ele consegue não só ofender brasileiras e ucranianas, ele desrespeita a honra de todas as mulheres […] Estamos falando de um parlamentar que se utilizou de uma guerra para dizer tudo aquilo. Agiu com total desrespeito com o povo ucraniano que vive uma situação de extrema destruição”, declarou a deputada que também defende a cassação do mandato do deputado.