O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu às secretarias de Saúde, de Salvador e do estado, para que encaminhem informações sobre planejamento de abertura de novos leitos pediátricos para Covid-19. O órgão aponta que as taxas de ocupação têm subido entre as crianças e por isso, medidas são necessárias.
O Grupo de Trabalho para Acompanhamento das Ações de Enfrentamento do Coronavírus do MP (GT Coronavírus) quer saber se há planejamento para abertura de novos leitos para esta faixa etária, de enfermaria e de UTI, em razão do agravamento dos indicadores epidemiológicos registrados em relação a este grupo. No documento, o MP solicitou que seja informado o quantitativo planejado e onde os leitos serão alocados.
Em nota o órgão, disse já ter enviado os ofícios às secretarias e considerou o aumento das hospitalizações pediátricas em razão da Covid-19 no estado da Bahia e no Município de Salvador, tendo este último registrado 100% de taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica Covid-19 ontem, dia 6.
Atualmente, esse índice está em 93%, ou seja, dos 30 leitos disponíveis, 28 estão ocupados. Em toda a Bahia, o percentual é de 86% de ocupação dos leitos de UTI (38 das 44 vagas estão preenchidas) e 52% dos leitos de enfermaria pediátrica.