O governador da Bahia Rui Costa (PT), confirmou na manhã desta segunda-feira (7) que a chacina ocorrida na Gamboa já se encontra em apuração na corregedoria da Secretária de Segurança Pública e que irá instalar câmeras nas fardas de agentes de segurança ainda esse ano.
“Hoje pela manhã eu falava com o secretário de segurança sobre o andamento inclusive do processo de apuração na Corregedoria da SSP todos estão sendo ouvidos tanto professores da comunidade como todos os policiais, o IML, Instituto Médico Legal tá fazendo as análises devidas pra eventualmente através da técnica e da ciência. Estamos adiantando o processo para implantar as câmeras de monitoramento de reconhecimento facial em oitenta cidades baianas, além de câmeras de reconhecimento de placas, e ainda esse ano, iniciaremos a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais. Logo, todas essas intervenções que resultam em óbitos serão passadas por determinada apuração”, afirmou Rui, durante ato de entrega de novas ambulâncias, no Parque de Exposições, em Salvador.
O objetivo da instalação das câmeras é aumentar a transparência das ações policiais. Em São Paulo, onde a medida foi adotado ainda em fase de testes, foi identificada uma diminuição da letalidade policial, que alcançou o seu menor nível em oito anos.