O deputado federal e ainda presidente do Podemos na Bahia, João Carlos Bacelar, classificou, nesta segunda-feira (7), como “infelizes” e desrespeitosas” as falas sexistas vazadas em áudios do também deputado federal e aliado do Podemos, Arthur Do Val (SP).
“Olha… tem todo um processo na discussão, estamos em uma época de eleições e tudo fica maior. Mas as falas por si só são infelizes e desrespeitosas”, afirmou Bacelar em coletiva durante evento de entrega de ambulâncias e equipamentos para municípios baianos, em Salvador.
O deputado federal, conhecido como Mamãe Falei, afirma nos áudios vazados que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres". A mensagem teria sido enviada em viagem à Ucrânia, na qual o deputado afirma ter atuado para auxiliar a população do país invadido pela Rússia.
Após o vazamento, do Val desistiu da sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Em meio a críticas, a avaliação do partido foi que a situação se tornou insustentável e os comentários tem um teor machista e sexista.