Enviado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) à Ucrânia para cobrir a guerra contra a Rússia, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido pelo canal 'Mamãe Falei', teve um áudio vazado em que faz comentários machistas sobre as mulheres do país.
"São fáceis, pois são pobres", diz ele em áudio enviado aos colegas em um grupo de WhatsApp. Em outro momento, o parlamentar faz uma comparação mórbida e diz que as filas das baladas no Brasil "não chega aos pés" das filas de refugiados no país, pela beleza das mulheres.
Segundo Arthur, ele teve facilidade para impressionar as ucranianas com o seu perfil no Instagram com 720 mil seguidores, apesar de não ter conseguido êxito na paquera por estar 'corrido'.
“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, diz o deputado.
Em outro recorte, o deputado desce o nível da misoginia e diz que encontrou uma garota que "se cagar, você limpa o c* dela com a língua" que no Brasil se chegar para flertar elas "cospem na sua cara".
Ele é pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo partido do ex-juiz Sergio Moro, que vislumbra disputar a presidência da República. No Twitter, Moro chamou de "louvável" a iniciativa de 'Mamãe Falei' de viajar para a Ucrânia.
Na noite desta sexta-feira (4), no entanto, Moro reagiu às falas do correligionário e disse repudiar o seu comportamento com as mulheres. "Inaceitável", escreveu.
Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. ➡️
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 4, 2022