Bahia

Chuvas em Salvador: mais de 100 ocorrências são registradas na manhã desta quinta; fim de semana é de temporal

As regiões com maior número de chamados são Brotas, Subúrbio e Liberdade

Leitor Salvador FM
Leitor Salvador FM

O último boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 106 ocorrências até as 12h50 desta quinta-feira (3) em razão das chuvas que atingiram a capital baiana nessa manhã. As regiões com maior número de chamados são Brotas, Subúrbio e Liberdade. Entre os tipos de ocorrência, a maior parte dos acionamentos acontece por causa de ameaças de deslizamentos e pela necessidade de avaliação de imóveis alagados. 

De acordo com Sosthenes Macêdo, diretor da Codesal, os maiores acumulados de chuvas nas últimas 12 horas foram registrados em Mirante de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm). 

“Salvador já enfrenta as chuvas do mês de março. Março é um mês chuvoso, complicado, grandes acumulados de água se formam (em Salvador) nesse período, a exemplos de localidades como Mirante de Piripiri que agora está com quase cem milímetros nas últimas doze horas. Visto que a média histórica pra todo o mês de março é de cento e cinquenta mm, ou seja, já fizemos quase dois terços disso em apenas doze horas. É um cenário perigoso mas não é fora do normal”, informou Macêdo a Salvador FM.

O diretor apontou também que algumas o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) já fiscalizou cerca de 60 ocorrências apenas na manhã desta quinta.

A previsão do órgão é que a chuva continue em Salvador durante todo final de semana, chegando a 90% de chances de temporais até domingo.