A Rússia anunciou nesta terça-feira (1°) que vai realizar ataques na capital da Ucrânia, Kiev, e alertou a civis que deixam a cidade. Uma torre de TV local já foi atacada por mísseis russos nesta manhã.
O anúncio ocorre em meio ao deslocamento de um comboio russo com mais de 64km de extensão, que se aproxima de Kiev. No início do dia, o foco das tropas militares foram em Kharkiv, segunda maior cidade do país, e Mariupol, uma cidade portuária ao sul da Ucrânia.
Em Kharkiv, ao menos dez pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas após um ataque com foguetes, segundo informações do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.
O alvo principal foi o prédio da Administração Estatal Regional do governo. De acordo com a CNN Brasil, ao menos oito equipes de emergência atuam no resgate das vítimas. O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, compartilhou um vídeo do no Twitter do momento exato do bombardeio à sede estatal.
Barbaric Russian missile strikes on the central Freedom Square and residential districts of Kharkiv. Putin is unable to break Ukraine down. He commits more war crimes out of fury, murders innocent civilians. The world can and must do more. INCREASE PRESSURE, ISOLATE RUSSIA FULLY! pic.twitter.com/tN4VHF1A9n
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 1, 2022
A página oficial do Ministério do Interior da Ucrânia publicou uma foto após o ataque à emissora de TV e chamou os russos de "bárbaros".
Russian troops fired on the TV tower, near the Memorial complex #BabynYar.
Russian criminals do not stop at anything in their barbarism. Russia = barbarian. pic.twitter.com/MMJ6wSfpsS
— MFA of Ukraine (@MFA_Ukraine) March 1, 2022