Bahia

Nova secretaria de Saúde comenta sobre flexibilização de medidas contra Covid-19: “Todos já sentiram o cansaço”

Adelia Pinheiro assumiu o cargo no dia 04 de fevereiro

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

A nova secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, falou, nesta terça-feira (1°), sobre o desafio de conduzir a pasta no estado em meio a maior pandemia registrada no Brasil e afirmou que o cenário é positivo mas que as flexibilizações das medidas sanitárias dependem da diminuição de casos e estabilidade do mesmo. 

“O decreto do governador que amplia o número de pessoas em eventos, decorre da análise cotidiana permanente, que fazemos do número de casos, do aumento, do decréscimo, do risco de transmissão e número de leitos UTI ocupados. Essa flexibilização de número de pessoas em eventos e todos outros setores, decorre dessa análise e é consequente da diminuição no número de casos ativos, a diminuição na busca para o diagnóstico através do Lacem e suas unidades”, declarou a médica em entrevista ao programa Ligação Direta da Salvador FM.

Adélia também disse entender o cansaço da população sobre as medidas restritivas, mas destacou ainda ser necessário seguir os protocolos para evitar uma crescente de casos de Covid-19 no Estado.

“Todos nós já sentimos o desgaste, o cansaço dessa pandemia e dessas medidas […] de acordo com a consolidação dessa tendência de decréscimo de casos ativos, de busca à assistência hospitalar e de alta complexidade, o que deveremos fazer é, pouco a pouco, aumentar a flexibilização das restrições e medidas de enfrentamento, mas sempre lembrando que a máscara é uma companhia que salva vidas, portar adequadamente máscaras na face, salva vidas, impede e diminui muito o risco de transmissão, a higienização das mãos, a prática do distanciamento social”, afirmou.

A também secretária destacou sua experiência no serviço público como médica e funcionária do estado, além de três anos à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).