O deputado estadual Alan Sanches (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que institui o cadastro único de cirurgias de patologias ginecológicas, a ser administrado pela Central de Regulação da Sesab, a fim de viabilizar estas cirurgias tendo como tempo de espera máximo seis meses após inscrição no cadastro. Para o parlamentar, o objetivo visa a melhorar a prestação dos serviços de saúde oferecidos pelo Estado ao cidadão.
"Muitas vezes as mulheres encontram dificuldades para realizar diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas e em muitos casos essa dificuldade traz consequências irreparáveis à sua saúde e à vida”, disse Alan Sanches, afirmando ainda que atualmente não existe um cadastro único de cirurgia de patologias ginecológicas na Rede SUS. Cada hospital fica responsável em gerenciar sua lista de espera.
"Isso provoca uma lentidão na realização de cirurgias e deixa a Central de Regulação sem o controle da demanda e, consequentemente, sem autonomia para direcionar as pacientes para hospitais da rede e muito menos para garantir prioridade para os casos mais graves", afirmou.
Sanches lembrou que as mulheres constituem a maioria da população brasileira (50,77%) e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). "Doenças como miomas, cistos, pólipos, tumor uterino e do colo útero, se não são tratados com precisão, podem colocar a vida de muitas pacientes em risco", completou o deputado.
(Foto: Reprodução)