Educação

MEC nega autorização para curso de faculdade em Salvador

Em todo país foram 17 cursos negados pelo MEC para diversas áreas

NULL
NULL

O Ministério da Educação (MEC) negou autorização para o funcionamento de cinco cursos superiores de graduação na Bahia. Entre os que receberam a negativa, apenas um é em Salvador, o curso de Engenharia Mecânica (Bacharelado), da Faculdade Ruy Barbosa, que seriam oferecidas 200 vagas no campus da Pituba. 

Para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores, é necessário que eles sejam autorizados pelo MEC, que avalia as condições para que isso ocorra. A autorização é uma primeira etapa. Para que os diplomas tenham validade nacional, os cursos precisam ser reconhecidos pela pasta. O reconhecimento deve ser solicitado quando a primeira turma do curso de graduação tiver completado 50% da carga horária total.

Cursos autorizados
Em compensação, três cursos foram autorizados pelo MEC na Bahia. Em Irecê, a Faculdade Irecê poderá oferecer as 150 vagas voltadas para o curso de Psicologia (Bacharelado), assim como, o curso de Arquiterura e Urbanismo (Bacharelado) com 200 vagas da Faculdade Maurício de Nassau de Vitória da Conquista e o curso de Enfermagem com 200 vagas da Faculdade João Calvino, em Barreiras, também poderão funcionar normalmente. 
 
Ao todo, 16 cursos em nove estados foram autorizados pelo Ministério para funcionamento. Entre eles estão cursos de engenharia da produção, farmácia, odontologia, pedagogia e psicologia, que irão oferecer 1.920 vagas.