A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa de Imunização, está realizando uma intensificação da vacinação contra o sarampo, com o objetivo de iniciar ou completar o esquema vacinal da população alvo. O sanitarista Ramon Saavedra, da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, recomenda que as pessoas verifiquem a situação vacinal, reforçando que a vacina é “o único mecanismo de prevenção da doença, e que necessário evitar a reintrodução do sarampo no estado”.
Devem receber a primeira dose da vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e coqueluche, as crianças de 1 ano; a segunda dose é indicada para as crianças de 1 ano e 3 meses. As pessoas até 29 anos que não tenham sido vacinadas devem receber 2 doses da vacina, com intervalo de 30 dias, e o público entre 30 e 59 anos que não foram imunizadas deve 1 dose da vacina.
“É necessário que as pessoas nessa situação compareçam ao posto de saúde mais próximo, munidas de um documento oficial com foto e a carteira de vacinação”, concluiu Ramon Saavedra.