Bahia

Mais de mil municípios cancelaram festas de Carnaval; mais de 500 mantiveram as particulares, aponta levantamento

Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 2.193 cidades em todas as regiões do Brasil entre 14 e 17 de fevereiro

Fred Pontes
Fred Pontes

Pelo menos 1.011 cidades brasileiras cancelaram tanto as festas públicas como as privadas no Carnaval 2022. Cerca de 538 cancelaram as festas públicas, mas mantiveram as privadas. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo pesquisa que ouviu 2.193 cidades em todas as regiões do Brasil entre 14 e 17 de fevereiro, apenas 72 municípios mantiveram ambos os tipos de festa. Desse total, 551 municípios, equivalente a 25% dos consultados, ainda não definiram as medidas que serão adotadas.

Bahia

O estado cancelou todas as festividades momescas. "Se no início de dezembro estava difícil de fazer o Carnaval, agora ficou impossível. Sou responsável e eu não autorizaria o Carnaval nestas condições", anunciou Rui Costa em dezembro.

O governador baiano ainda proibiu eventos durante o Carnaval, mas não fez novas restrições. “Nós não teremos novas restrições, o que podemos fazer é reafirmar em decreto que não terá carnaval em Salvador e em nenhuma cidade da Bahia. Digo isso porque as pessoas podem entender que podem sair em bloquinhos de 1.500 pessoas, não será permitido”, disse Rui.