Em média, 2.300 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não realizaram a prova de vida. A falta da atualização pode resultar no bloqueio do benefício. Os contemplados têm até o dia 16 de fevereiro para a realização da prova.
De acordo com a Superintendência da Previdência (Suprev), os usuários devem comparecer a uma unidade do SAC para a regularização da situação. O procedimento deve se realizado, inclusive, pelas pessoas que não fizeram o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo órgão.
O benefício dos faltosos pode ser suspenso a qualquer momento. No total, cerca de 12 mil beneficiários foram convocados em todo o estado. Cerca de 1.100 são moradores de Salvador e Região Metropolitana (RMS).
“A convocação se dá por mês de aniversário do aposentado ou ex servidor que instituiu a pensão previdenciária. Então é só considerar o mês de aniversário e ficar atento à convocação. Além disso, a gente faz a convocação enviando um e-mail para essa pessoa informando que ele precisa fazer a prova de vida”, explicou a coordenadora de relacionamento da Superintendência da Previdência (Suprev), Sílvia Machado em entrevista ao Jornal da Manhã, na Rede Bahia.
Em fevereiro, quase 11 mil aposentados e pensionistas foram convocados, porém, até esta segunda-feira (21), apenas 4.400 realizaram a prova de vida. Os beneficiários com pendências devem procurar uma sede do SAC até o dia 28 de fevereiro. Aos nascidos em março, já podem ficar atentos e agendar a realização da prova para a próxima semana.
Os agendamentos também podem ser realizados pelo aplicativo SAC Digital ou pela página do serviço na internet.