O ex-senador baiano pelo Partido dos Trabalhadores, Walter Pinheiro, é alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo por improbidade administrativa ao lado de um ex-diretor do antigo laboratório Hypermarcas, atual Hypera Pharma, Nelson José dos Santos. A informação foi divulgada pela coluna Radar, da revista Veja.
O caso, segundo o MPF, estava no “34º Ofício do Grupo II – Patrimônio Público e Social desta Procuradoria da República no Estado de São Paulo” e apurava “eventual prática de atos de improbidade administrativa envolvendo o então senador do PT Walter Pinheiro e o ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas (atual Hypera Pharma) Nelson José dos Santos”.
Em outubro do ano passado, o ex-secretário de Planejamento do governo Rui Costa (PT), foi citado na delação da desembargadora Sandra Inês e seu filho Vasco Rusciolelli, investigados pela Operação Faroeste, como sócio oculto da Pejota Construções e Terraplanagem, que estaria envolvida na compra de decisões judiciais. Em sua defesa, Pinheiro, que também foi titular da secretaria de Educação, disse não ter vínculo com a empresa.