Bahia

Ação do CCZ vacina cães e gatos através da busca ativa em Paripe

Uma média de 100 animais foram imunizados

Comdecom/Divulgação
Comdecom/Divulgação

O Centro de Controle de Zoonones (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), a vacinação itinerante de cães e gatos em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Na ocasião, as nove equipes de agentes do órgão partiram da Praça João Martins em direção às ruas adjacentes, onde visitaram casas de moradores da região. Uma média de 100 animais foram imunizados.

Segundo a chefe do setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, essas ações são feitas após a campanha de vacinação, como forma de vacinar os animais que não estavam na idade para serem vacinados ou que, por algum motivo, o tutor não conseguiu levar para vacinar. Além disso, é dada prioridade aos distritos que não atingiram a meta durante a campanha.

Além da vacinação, os agentes também fazem uma ação educativa, de forma a explicar aos cidadãos a importância da vacinação contra raiva e dos cuidados contra a esporotricose, uma micose que pode causar a doença em gatos e seres humanos. A enfermidade pode ser prevenida com a castração dos animais, além de mantê-los dentro de casa, e separando os gatos doentes dos demais para evitar a transmissão.