Brasil

Operações de navios de cruzeiros no Brasil seguem suspensa após surto de covid

A interrupção, prorrogada até março, segue as orientações das autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros

Manu Dias/GOVBA
Manu Dias/GOVBA

Até o próximo dia 4 ficam mantidas suspensas as operações de navios de cruzeiros no Brasil. A medida, que foi tomada pela primeira vez em 21 de janeiro pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia), se dá por causa do aumento dos casos de Covid no país, em especial a variante Ômicron.

A interrupção, prorrogada até março, segue as orientações das autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros. No último final de semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou a suspensão definitiva da temporada desse tipo de embarcação no Brasil.

De acordo com a Clia, de um total de aproximadamente 130 mil passageiros transportados entre 5 de novembro e 3 de janeiro de 2021, cerca de 1.100 casos de Covid-19 foram confirmados, o que representa menos de 1% do total das pessoas atendidas (incluindo hóspedes e tripulantes).

“Os membros da Clia continuarão a trabalhar em conjunto com as autoridades, sempre guiados pela ciência e pelo princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar, com medidas comprovadas, que são adaptadas conforme os cenários e que garantem a proteção da saúde dos passageiros, tripulantes e das comunidades que recebem os cruzeiros”, diz o comunicado da Associação.