Política

'Polarização entre Deus e o Diabo não tem terceira via', provoca Lula

Na semana passada, a mais recente pesquisa Inepe divulgada mostra Lula à frente de Bolsonaro, com 43% das intenções de voto contra 25% do chefe do Executivo

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula (PT) fez uma analogia com uma concepção cristã de divindade, para dizer que não existe outro caminho na corrida presidencial que não seja ele mesmo, ou o atual presidente Jair Bolsonaro.

Em conversa com aliados, segundo informações do UOL, o petista foi enfático e resumiu a sua visão em uma frase: "A humanidade acompanha há séculos a polarização entre Deus e o Diabo e nunca teve uma terceira via", disse.

Na semana passada, a mais recente pesquisa Inepe divulgada mostra Lula à frente de Bolsonaro, com 43% das intenções de voto contra 25% do chefe do Executivo. Na terceira colocação, aparecem empatadas bem atrás, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), ambos com 8%.

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem somente 3%. Outros candidatos que tentam despontar como a terceira via, nem chegaram a pontuar.

Apesar da margem, o PT trabalha com a provável disputa no segundo turno.

"Nem ele (Lula) e nem nós (o PT) trabalhamos hoje com cenário de primeiro turno. Temos perspectivas de segundo turno", reconheceu uma liderança da legenda.

Nem mesmo a aposta alta de Bolsonaro em inaugurações e viagens pelo Nordeste assustam a equipe do ex-presidente, que vê ainda uma base forte na região. A expectativa é que Lula passe a investir também em entrevistas e participações em programas locais, assim que a pandemia de Covid-19 voltar a recuar.

"Quando baixar a pandemia ele vai começar a andar pelo Brasil e é claro que vai ao Nordeste", relatou outro nome envolvido na campanha.