Professora do curso de Economia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, Sofia Manzano foi anunciada nesta segunda-feira (14), pelo PCB, como pré-candidata da sigla à presidência da República.
Natural de São Paulo, Sofia é formada em Ciências Econômicas e é doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Ela também escreve para o site Contrapoder e já foi foi vice-presidente da Associação dos Docentes da UESB (Adusb), que é uma seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES).
Em nota emitida pelo PCB, a pré-candidata é apresentada como uma "alternativa de esquerda para a crise brasileira e se propõe a qualificar o debate sobre uma saída popular para os graves problemas" que afetam a população.
Sofia Manzano se intitula nas redes sociais como uma "economista marxista" e costuma criticar o presidente Jair Bolsonaro. Ela classifica o mandatário como somente um "operador político" de uma crise fomentada pela "burguesia brasileira".
"“o [atual] governo é o operador político da tragédia que o Brasil está vivendo, mas a burguesia brasileira é a principal responsável por essa crise, porque foi articuladora do golpe de 2016, apoiou a eleição de Bolsonaro e está unida na destruição dos marcos civilizatórios do país”, disse a professora.