Política

Neto defende federação entre União Brasil e MDB, mas ressalta: ‘Não depende só da Bahia’

“Existe simpatia nacional pela federação com o MDB, mas não adianta ser só minha vontade"

Divulgação
Divulgação

O recém-criado União Brasil pode se associar ao histórico MDB. A informação foi confirmada pelo secretário-geral do UB, ACM Neto, em coletiva realizada hoje (10) em Salvador. 

“Existe simpatia nacional pela federação com o MDB, mas não adianta ser só minha vontade, a de [Luciano] Bivar, de Baleia [Rossi] e Geddel [Vieira Lima]. É preciso organizar nos estados. é simples? não. É complexo”, afirmou. 

Neto disse ainda ter “boa vontade total” no tema. Presidente do União Brasil, Luciano Bivar tem dito à imprensa nacional que a junção está “adiantada”.

As federações são uma novidade na política brasileira. A criação dessas entidades foi permitida pelo Congresso Nacional em 2021. Partidos federados unem seus resultados eleitorais para eleger mais deputados e cumprirem a cláusula de desempenho que regula acesso ao fundo partidário. 

Precisam agir como um partido só nas instâncias de representação em todo o Brasil por pelo menos 4 anos. Por exemplo: União Brasil e MDB, federados, teriam uma única estrutura de liderança na Câmara dos Deputados.