Bahia

Grupo indígena protesta contra decisão que limita circulação de veículos em Caraíva

Eles alegam que centenas de famílias sobrevivem da atividade do turismo e a decisão da prefeitura impede as pessoas de exercerem o trabalho na região

Divulgação
Divulgação

Um grupo de indígenas da etnia Pataxó realizou um protesto na manhã desta terça-feira (8) no território de Barra Velha, em Porto Seguro, região sul da Bahia, contra um decreto da prefeitura que limita o trânsito e atividade de veículo motorizado no distrito de Caraíva.

Eles alegam que centenas de famílias sobrevivem da atividade do turismo e a decisão da prefeitura impede as pessoas de exercerem o trabalho na região.

Um acordo com a última gestão da prefeitura, que envolveu também o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Ministério Público Federal (MPF), autorizou que o embarque e desembarque de turistas no povoado fosse feito em forma de rodízio, com 12 veículos por vez.

Para cumprir o acordo, os manifestantes dizem que três veículos são utilizados por cada associação e os outros veículos ficam em um estacionamento próximo ao local. Ao todo, são mais de 100 veículos envolvidos na atividade.

Ao G1, a prefeitura de Porto Seguro informou que foi surpreendida com a manifestação e o vice-prefeito Paulo Cesar Onishi (DEM) se deslocou até a comunidade de Barra Velha para dialogar com os manifestantes.