Bahia

Boca da Mata e Pirajá têm maiores índices de infestação de escorpiões

Em 2015, foram identificados 790 escorpiões no município.

NULL
NULL

Os bairros da Boca da Mata e Pirajá são que têm os maiores índices de infestação de escorpiões em Salvador, de acordo com levantamento divulgado pela prefeitura. Em 2015, foram identificados 790 escorpiões no munícipio.

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital encontraram escorpiões em 43 bairros. E houve um aumento no número de áreas infectadas, que passou de 13 para 18 regiões monitoradas.

O bairro com o maior índice de infestação é a Boca da Mata, com 24,3% (Vara Verde) e 21,6% (fim de linha), seguido de Pirajá, com 21,7%, Mangueira/Canabrava, com 6,9%, e Fazenda Grande II e Valéria, ambos com 6,2%.

As localidades com a presença dos animais foram notificadas e, segundo a prefeitura, estão sendo monitoradas pelos agentes. A prefeitura não divulgou número de pessoas picadas.

Conhecido como lacrau ou alacrau, o escorpião é um animal invertebrado, que mede até 7 cm, disse a prefeitura. O animal pode utilizar o ferrão para introduzir o seu veneno na vítima, podendo até matá-la.